portfólio

Núcleo Olhar o Mar

O novo espaço em Ribamar que faz homenagem aos homens do mar.

Previous
Next
tinhamos um objetivo

Ajudar a contar a história dos corajosos homens do mar.

Inaugurado em Junho de 2021, o espaço “Olhar o Mar” que tem como missão preservar e divulgar o património histórico, cultural e etnográfico, tanto material como imaterial, relacionado com a temática do “Mar”: a história da pesca e dos pescadores, das técnicas e utensílios de navegação, orientação e comunicação no mar.

como começou

Apresentação.

Este espaço museológico é composto por duas salas: A sala dos Pescadores onde se apresenta uma exposição com utensílios, fotografias antigas através de uma mesa multimédia e projeção de um filme 2d com com animação que representa um dia de trabalho da personagem Sr Manuel.

Na sala da orientação do mar, os visitantes vão encontrar um conjunto de ferramentas e utensílios relacionados com a comunicação e orientação dos pescadores no mar.

Previous
Next
Sala Multimédia

Experiência Imersiva com Óculos VR 360º

O espaço museológico Olhar o Mar nasceu no antigo Estaleiro Naval da família Maçarico, cujo proprietário por volta de 1920 propôs a construção de uma escola primária.  Em 1929, o Estaleiro Naval foi deslocalizado para o Casal de Vale Palha e aqui foi iniciada a construção da primeira escola primária de Ribamar.

Hoje na Escola Velha dos pescadores, encontramos o espaço museológico OLHAR O MAR no qual os visitantes vão encontrar a Sala da Orientação no Mar, outrora espaço que servia de alojamento à professora, e a Sala dos Pescadores – onde eram dadas as aulas.

vamos conversar

estamos ao dispor para concretizar as suas ideias.

Envie-nos uma mensagem com a melhor hora para estabelecermos um contacto telefónico para escutar as suas ideias e partilhar a nossa visão e know-how.

Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue