A solução de Realidade Aumentada da toGuide transforma espaços físicos em experiências imersivas, acessíveis, interativas e livres da instalação de APP. Através de dispositivos móveis, tablets ou quiosques, os visitantes podem ver objetos, personagens e cenários históricos ganhar vida diante dos seus olhos sem alterar o espaço e sem instalar infraestruturas complexas.
Quer seja a reconstituição virtual de monumentos, a reinterpretação criativa de coleções ou a visualização de conteúdos educativos em contexto, a RA permite ampliar aquilo que já existe e acrescentar camadas de significado que tornam cada visita mais rica e memorável.
A Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV) são tecnologias imersivas, mas desempenham papéis diferentes no turismo, nos museus e na cultura.
A RA acrescenta elementos digitais ao mundo real, permitindo que o visitante continue a ver o espaço físico enquanto descobre novas camadas de informação como reconstruções históricas, objetos em 3D, animações ou personagens que surgem no local. É ideal para museus, monumentos e percursos turísticos porque enriquece o que já existe, sem alterar o contexto nem exigir equipamentos especializados.
Já a RV mostra um ambiente visual em 360º graus que pode ter sido gerado por computador ou pela recolha de imagends com uma camara 360º num dterminado lugar. A realidade virtual permite aproximar e mostrar ao publico locais que estão fechados, demasiado longe ou inacessíveis.
Enquanto a RA complementa a visita presencial, a RV permite explorar locais à distancia de um clique, tornando ambas ferramentas poderosas e complementares para instituições culturais.
Implementar a funcionalidade e conteúdos de realidade aumentada no turismo e cultura permite transformar cada visita numa experiência mais envolvente e memorável.
A RA adiciona camadas de informação visual ao mundo real, tornando histórias, objetos e personagens mais acessíveis e cativantes.
Enriquece interpretações, apoia públicos jovens, melhora a acessibilidade e destaca elementos que passariam despercebidos. É uma forma moderna, sustentável e eficiente de valorizar património e aproximar visitantes do conteúdo.
A abordagem da toGuide é 100% livre de apps, garantindo acessibilidade imediata a qualquer visitante. Tal como os nossos Guias Digitais, basta um smartphone e um simples scan para aceder à experiência, sem downloads, sem permissões e sem barreiras tecnológicas.
Esta solução reduz custos, evita problemas de compatibilidade e acelera a adoção, permitindo que museus e destinos turísticos ofereçam conteúdos imersivos, modernos e altamente envolventes de forma simples, rápida e universal.
O storytelling imersivo transforma visitas em experiências emocionais e memoráveis. Ajuda a envolver públicos, tornar conteúdos complexos acessíveis e reforçar a identidade cultural. Para as entidades, é uma forma poderosa de inovar, aumentar impacto e criar ligações duradouras com os visitantes.
O visitantes utiliza o seu próprio smartphone e sem a necessidade de instalar uma APP.
Construimos os conteúdos e animações de raíz em total coordenação com a sua equipa.
A Realidade Aumentada abre possibilidades em qualquer espaço com história para contar.
A tecnologia pode ser implementada em museus, centros interpretativos, cidades históricas, rotas temáticas, parques naturais, monumentos ou até espaços ao ar livre onde o visitante encontra dificuldade em visualizar o contexto original.
Revelar o monumento no seu estado original.
explicar acontecimentos, rituais ou tradições.
Explorar detalhes impossíveis de ver a olho nu.
Conteúdos relacionados ao longo do percuro.
Com animações explicativas, modelos científicos, mapas interativos
Que ganham nova vida, com elementos virtuais, gamificação e interatividade
Adicionar uma camada de gamificação a visitas turísticsas
Ampliar a experiência de visita e cativas novas gerações.
Se tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe-nos uma mensagem. Estamos aqui para ajudar e responder o mais rápido possível. As suas ideias e objectivos são muito importantes para nós.